Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


O Legado de Mandela nas nossas vidas

por FP1980, em 12.12.13

Tendo já passado uma semana desde o falecimento de Mandela, tornar-se-ia enfadonho repetir todos os elogios que lhe foram feitos por personalidades de todas as crenças e ideologias, apesar de todos serem justos.

 

Disso é exemplo o brilhante discurso proferido por Barack Obama, nas cerimónias fúnebres. http://www.youtube.com/watch?v=RTch7y1RzVE

 

Recomendo a leitura deste artigo do Daniel Oliveira, no expresso online:http://expresso.sapo.pt/nao-matem-de-novo-mandela=f845217

 

Devo confessar que Nelson Mandela é a personalidade sobre a qual, ao longo da minha vida, mais documentários vi e mais livros li, fundamentando assim a minha opinião que se trata do ser humano mais inspirador da nossa era.

 

A melhor forma de homenagear qualquer pessoa que nos inspirou na vida é procurar viver a nossa própria vida, incluindo todas as nossas decisões pessoais e profissionais, seguindo o seu exemplo.

 

Para honrar a sua memória, não chega colocar posts bonitos no facebook, com citações de frases proferidas por ele ou dizer que ele era um grande estadista e, no dia seguinte, continuar com as nossas vidas sem procurarmos, de uma forma ou outra, alterar as nossas atitudes para com os outros e para com a vida em geral, procurando inspiração no seu exemplo.

 

Isso sim é perpetuar a Memória e o Legado de alguém.

 

 

Agora uma sugestão de Natal:

 

 

 

Estando a aproximar-se o Natal, recomendo a quem esteja a pensar oferecer a um parente ou a um amigo um livro, que resista à tentação de oferecer uma xaropada qualquer, tipo Margarida Rebelo Pinto ou as 50 Sombras de Grey, e lhe ofereçam o "Longo Caminho Para a Liberdade" (autobiografia de Nelson Mandela), para que conheçam o percurso de vida deste senhor e tenham a verdadeira noção do seu valor.

 

Pelos comentários que li, após o seu falecimento, percebi que muita gente desconhece muitos aspectos da sua vida e julga que o seu legado se resume às diversas citações que têm passado constantemente na televisão e nos jornais.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D